22/02/16 - Alimentos orgânicos são comprovadamente mais saudáveis

Estudo britânico aponta para os benefícios que os alimentos orgânicos fornecem à saúde

Os alimentos orgânicos são mais benéficos para a saúde do que os alimentos de produção convencional. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Newcastle, que encontrou maiores níveis de ácidos-gordos ómega 3 nos alimentos de produção orgânica, isto é, isenta de pesticidas e outros químicos.

De fato, a Anvisa coordena as ações na área de toxicologia no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, regulamentando, analisando, controlando e fiscalizando produtos e serviços que envolvam riscos à saúde – agrotóxicos, componentes e afins, além de outras substâncias químicas de interesse toxicológico. Segundo informações do site da Agência, ela também “realiza a avaliação toxicológica para fins de registro dos agrotóxicos, a reavaliação de moléculas já registradas e normatiza e elabora regulamentos técnicos e monografias dos ingredientes ativos dos agrotóxicos. Além disso, coordena o Programa de estudo focou-se no leite e na carne e, nesta última, a presença de gorduras saturadas mostrou-se menor do que aquela existente nos animais de produção tradicional.

Publicado esta terça-feira (16), no British Journal of Nutrition, o estudo diz que a presença de ácidos gordos ómega 3 na carne e no leite orgânico é até 50% maior, o que faz destas duas opções as mais indicadas para o bom funcionamento do organismo.

A conclusão surgiu depois de terem sido analisados 169 artigos científicos acerca do leite orgânico e 67 relativos à produção orgânica de carne.

Mas esta não é a primeira vez que a Universidade de Newcastle centra as atenções na produção orgânica. Em 2014, um grupo de investigadores desta instituição britânica concluiu que os alimentos orgânicos têm entre os 19% e os 69% mais antioxidantes do que os produtos de agricultura convencional.

A conclusão, publicada também no British Journal of Nutrition, surgiu depois de terem sido passadas a pente fino 343 pesquisas feitas acerca da produção orgânica. 


<< Voltar para notícias