22/09/16 - Chamada pública para projetos de pesquisa em SAN no âmbito da UNASUL

A iniciativa consiste em apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam para a produção de conhecimento no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Estratégias de Caráter Socioeducativas e Sociotécnicas em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para os países da União das Nações Sul Americanas (UNASUL). As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 4.000.000,00. Advindos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e geridos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

 

É intenção do MCTIC e do CNPq, através dessa chamada, fomentar núcleos e grupos de ensino, pesquisa, extensão com expertise na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Para que possam apoiar a produção, humanização, socialização e popularização de conhecimento e tecnologias na área, no âmbito da UNASUL; Integrar a investigação científica em Segurança Alimentar e Nutricional à Política; Formar e fortalecer rede de instituições que promovam intercâmbio de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UNASUL. Além de visarem compartilhar e articular estudos científicos e tecnológicos com práticas alimentares tradicionais e populares em SAN. Fomentando assim, ações de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento da inclusão produtiva rural local. Dessa forma, a proposta submetida deverá obrigatoriamente contemplar a oferta de cursos de qualificação profissional ou Formação Inicial e Continuada (FIC), plano de trabalho de extensão tecnológica e projeto de pesquisa.

 

Os recursos que proveem essa chamada são oriundos do orçamento do MCTIC. Estes serão liberados em até duas parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira no CNPq. Os projetos terão o valor máximo de financiamento de acordo com as modalidades predefinidas no edital, são elas: Núcleo de SAN, Centro de Referência de SAN, Observatório Interdisciplinar de SAN, Grupo de Pesquisa em SAN. As especificações com relação à adequação a cada uma das modalidades e seus respectivos financiamento estão explícitas nos itens 4.3 e 4.4 do edital.

 

Cronograma da chamada pública:

Para submissão de propostas: 19/10;

O julgamento: 31/10 e 11/11;

A divulgação do resultado preliminar: 16/11;

Prazo para interposição de recurso administrativo do resultado preliminar do julgamento: 28/11;

A divulgação final das propostas aprovadas e contratação destas: 31/11.

 

O preenchimento do formulário de submissão da proposta exige os seguintes documentos:
Identificação da proposta; Dados do proponente; Instituições participantes; Área do conhecimento predominante e áreas do conhecimento correlatas; Orçamento detalhado; Dados gerais do projeto em português e inglês, incluindo título, palavras-chave, resumo e objetivo geral; Relevância e impacto do projeto para o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação; Informações dos membros da equipe; Objetivos específicos; Metodologia; Etapas de execução da proposta com respectivo cronograma de atividades; Produtos esperados como resultado do projeto de pesquisa, com previsão de cronograma de entrega anual; Perspectivas concretas de colaborações internacionais durante a execução do projeto; Colaborações ou parcerias já estabelecidas para execução de atividades em rede; Recursos financeiros de outras fontes aprovados para aplicação no projeto; Disponibilidade efetiva de infraestrutura e de apoio técnico para o desenvolvimento do projeto.

 

Os projetos devem enquadrar-se nas seguintes linhas:

Direito humano a alimentação adequada, Antropologia da alimentação e cultura alimentar; Politicas públicas, regulação, monitoramento e controle social; Sistemas sustentáveis de produção de alimentos saudáveis, Gestão pública da produção e o abastecimento alimentar; Educação alimentar e nutricional (ean); Tecnologias sociais e inovação (produção, manipulação e conservação de alimentos seguros e saudáveis); Qualidade nutricional dos alimentos; Controle e prevenção de agravos decorrentes da má alimentação.




<< Voltar para notícias