07/11/16 - Monitoramento por satélite mostra pontos de comercialização de produtos orgânicos

A Embrapa Monitoramento por Satélite desenvolveu um mapa interativo com os pontos de comercialização de produtos orgânicos no município de Campinas e região metropolitana em parceria com a Rede de Agroecologia do Leste Paulista. Denominado MapOrgânico, o mapa busca reunir para o usuário a localização de estabelecimentos que comercializam produtos orgânicos certificados – sejam feiras, restaurantes ou pontos de venda direta, de forma a facilitar o acesso dos consumidores a tais produtos.

“O MapOrgânico está fundamentado no conceito dos Circuitos Curtos (CC), que considera, no máximo, um intermediário entre produtor e consumidor”, comenta a supervisora da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Monitoramento por Satélite, Daniela Maciel. Nele constam somente estabelecimentos que possuem produtos orgânicos certificados. Atualmente, existem 29 pontos de vendas validados pela equipe envolvida na construção do MapOrgânico e outros em processo de validação. “Recebemos vários contatos, que estão em processo de transição do convencional para o orgânico, mas só inserimos pontos que já possuem algum tipo de certificação”, ressalta Daniela.

Os responsáveis pelos pontos de comercialização, já inseridos no MapOrgânico, valorizam a iniciativa. Ariana Monteiro, 33 anos, representante da Associação Cornélia, localizada em Campinas, compreende o MapOrgânico como uma vitrine que liga os pontos de comercialização com os consumidores. “Hoje em dia é difícil achar orgânico em Campinas. O mapa já traz a localidade certa. Para nós, isso é ótimo, pois divulga o nosso trabalho, ainda mais agora que começamos a crescer”, ressaltou Monteiro, complementando que a Associação trabalha há mais de duas décadas com a produção de orgânicos.

As localizações dos pontos de vendas são inseridas de forma interativa. Os responsáveis pelos estabelecimentos preenchem um formulário on-line com informações quanto ao tipo de venda, tipo de certificação de orgânicos, localização geográfica, produtos, contato, horários de funcionamento, entre outras. As informações são conferidas, bem como a certificação dos produtos orgânicos do estabelecimento. Finalizada esta etapa, é gerado um ponto no mapa para que o usuário consulte as informações.

Continua a tendência de conversão das terras, como indica o diretor de marketing da federação de agricultores orgânicos suíça, Bio Suisse. Os produtos frescos continuam a ser o segmento mais significativo, alcançando 1 bilhão de euros em vendas. Ainda assim, os ovos e o pão continuam a ser produtos favoritos, com quotas de mercado de 24% e 20% do consumo total.




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