02/09/16 - Orgânicos vêm ficando cada vez mais baratos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foi até feiras, mercados e sites especializados em orgânicos que atendem na capital paulista. Buscando fazer um levantamento dos preços dos produtos na região, a pesquisa abrangeu 63 alimentos cultivados através desse modo de produção. O que a verificação detectou foi uma redução de 40% nos preços dos orgânicos nos últimos quinze dias.

A apuração foi feita em parceria com a Associação de Agricultura Orgânica (AAO). Foi possível observar, por exemplo, que o quilo da batata doce está mais barato em feiras, custando em média, R$ 8. Já o abacaxi pérola e a manga Palmer são vendidos, em média, a R$ 8,99 e R$ 12,59 nos supermercados, respectivamente. Já nos sites de produtos orgânicos, as principais ofertas são o limão tahiti, com valor médio de R$ 5,47 e a abobrinha italiana, que sai por cerca de R$ 5,75.

Para executar o trabalho, foram levados em consideração produtos das feiras orgânicas do Jabaquara, Mooca, Parque Ceret, Parque da Água Branca e Shopping Villa Lobos. Além destas, quatro supermercados e três sites de vendas também fizeram parte da apuração que ocorreu durante a primeira quinzena de agosto. Nas feiras, destacam-se os preços da vagem macarrão, que teve queda de 25,22%; do maço de mostarda (25%) e do jiló (11,11%).

Já nos sites especializados, o consumidor paulistano pagou 3,21% a menos no abacate e 3,03% na cebolinha do que na segunda quinzena de julho. No supermercado, o abacate manteiga saiu por 17,03% a menos do que no período anterior; enquanto as alfaces crespa e lisa registraram uma redução de 12,67% e 11,32% nos valores, respectivamente.

O levantamento também constatou que nas feiras apenas 16 produtos tiveram aumento no preço, como a cenoura (21,79%), a beterraba (12,63%), a mandioquinha (6,94%) e a maçã gala (5,66%). As famílias paulistanas pagaram mais pela cenoura (27,74%) adquirida nas compras por sites e, no rabanete (46,80%), brócolis 42,54% e na batata doce (30,56%) comprados no supermercado.

O trabalho realizado pela Secretaria tem por objetivo divulgar a oferta e popularizar o consumo dos produtos orgânicos. O estudo completo, divulgado quinzenalmente, pode ser acessado no site da codeagro.




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