13/03/17 - Produção orgânica: o caminho para uma alimentação saudável

Uma parte considerável da população tem buscado adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Mesmo com o preço um pouco mais elevado, se comparado aos alimentos tradicionais, o consumo de alimentos orgânicos tem crescido no Brasil.

Resultado de um sistema de produção agrícola que não utiliza agrotóxicos, aditivos químicos ou sementes geneticamente modificadas, o cultivo dos alimentos orgânicos busca manusear de forma equilibrada, através de métodos naturais de adubação e de controle de pragas, o solo e os demais recursos naturais, utilizando-os de maneira sustentável.

Tomate orgânico e mel puro

O produtor Lourenço Grasso Lunardi, 67 anos, cultiva em aproximadamente dois hectares, tomates orgânicos. Cerca de 90% da produção é destinada à fabricação de extrato de tomate orgânico. A propriedade de Lourenço está localizada há poucos quilômetros do centro de Tubarão (SC), na comunidade de Linha Mesquita.


“Comecei com outras culturas e o fumo. Era muito veneno e foi ficando difícil continuar. Até que conhecemos as técnicas da produção orgânica e resolvemos mudar para esse setor”, conta o produtor que há 25 anos optou por uma produção diferenciada. “Não usamos agrotóxicos, o que prolonga o período de desenvolvimento que pode durar até seis meses. Quando está bem maduro, colhemos e levamos para a agroindústria”, explica.

Produção de mel também se destaca
A família Lunardi também é conhecida pelo cultivo de abelhas africanas, que garantem o processamento do produto na Casa do Mel, situada em um dos pontos mais altos de Gravatal, município de Santa Catarina.

Os turistas podem acompanhar o processo, desde a chegada das colmeias, até o envasamento do alimento. Ao final da visita, é possível adquirir o produto direto do produtor.

“Nosso mel é 100% puro. As abelhas chegam a produzir cerca de 40 quilos de mel por caixa. Ao todo, alcançamos umas 20 toneladas por ano”, explica o produtor que, ao lado da esposa e dos três filhos, se associou à Associação dos Agricultores Ecológicos da Serra Geral (Agreco).

Agreco
A Associação de Agricultores Ecológicos (Agreco) promove ações de desenvolvimento envolvendo o campo e a cidade, contribuindo assim, para o crescimento da produção orgânica.

A Cooperagreco localiza-se nas Encostas da Serra Geral, com sede em Santa Rosa de Lima. Com mais de 200 associados, a cooperativa orienta os trabalhos que são executados por um conjunto de agricultores e outros profissionais. Pequenas agroindústrias operam em rede e transformam a matéria-prima em produtos não perecíveis comercializados em todo o Brasil.

Para Adilson Maia Lunardi, diretor financeiro da Cooperagreco, o desafio é propagar a alimentação saudável que preserva a natureza e dar oportunidades a outras famílias para aumentarem a rentabilidade.

“Percebemos o aumento da busca de informação por parte dos consumidores, bem como o aumento na comercialização de nossos produtos. Temos certeza de que a oferta de produtos de qualidade a preços justos é uma forma de trabalhar com dignidade e oferecer benefícios para agricultores e para o consumidor final”, afirma o diretor.

Atualmente, a Agreco oferece uma linha de mais de 100 produtos orgânicos que são comercializados em Santa Catarina e outros Estados. A entidade também atende o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), onde fornece os alimentos para escolas da região e para a prefeitura de Florianópolis.

“A cada ano lançamos novos produtos para atender à necessidade dos consumidores e aproveitar a vocação dos agricultores”, ressalta o diretor financeiro da cooperativa. A linha de produtos conta com variedades de mel, derivados de cana de açúcar, atomatados, cortes de frango, geleias, hortaliças in natura, higienizadas e em conserva, frutas in natura e desidratadas e feijão cozido a vapor.
 


<< Voltar para notícias