17/03/16 - Produtores de orgânicos de SC criam sistema participativo de garantia

Produtores são responsáveis por fiscalizar qualidade uns dos outros. Com selo de garantia, é possível rastrear alimentos.

Produtores orgânicos do Sul catarinense integram um sistema participativo de garantia em que os próprios proprietários rurais fiscalizam as fazendas uns dos outros. Com isso, eles buscam manter a qualidade de todos os associados da Rede Eco Vida.

"Eu acho mais seguro porque um produtor fiscaliza o outro. Nós fazemos todo um trabalho, mas não é só eu que fiscalizo a minha [propriedade]", conta o produtor Elizeu Spido. "A pessoa tem que substituir ao máximo [os agrotóxicos] usando a natureza", diz.

A propriedade do Elizeu, em Praia Grande, é um exemplo de um sistema agroflorestal. Tem frutas, verduras, hortaliças, que são vendidas direto para o consumidor. Agora ele também planta pimenta biquinho. Há mais de 20 anos ele trabalha com produtos orgânicos e certificados.

Já em Timbé do Sul, um grupo de 83 agricultores, associados para a venda de bananas, imprimem um selo, com um código de rastreamento, que funciona como uma identidade do produto. "Com a garantia o consumidor pode comprar sem medo", diz o presidente da associação, Pedro Araújo.

O produto orgânico não é só bom para a saúde do consumidor, mas o produtor também ganha com a diminuição de agrotóxico e outros produtos químicos na lavoura. "Hoje nós tiramos 95% do veneno", diz o produtor de leite José Silveira.

A família de Silveira quer um dia produzir leite orgânico. Por isso, a pastagem é tratada com adubo orgânico. O rebanho é cuidado com homeopatia. E todos buscam informações para melhorar os animais e o bolso.

<< Voltar para notícias