13/01/17 - São Paulo terá banco de dados sobre produtos orgânicos e agricultura familiar

Em nota divulgada à imprensa na última sexta-feira (6), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo afirmou que o Instituto de Economia Agrícola (IEA) irá realizar pesquisas para acompanhar os preços da produção de orgânicos e as estatísticas da agricultura familiar. O levantamento, que deverá ser feito em parceria com as Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (Cati) e de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) do estado, servirá para elaborar ações de segurança alimentar.

Celso Luis Rodrigues Vegro, diretor técnico do IEA, afirmou que junto aos dados da agricultura familiar estará o perfil dos produtores. Segundo a secretaria, o foco inicial será o levantamento de campo que irá abastecer o banco de dados. Os técnicos do órgão usarão para isso, além da pesquisa de rua, dados do próximo censo agropecuário.

Em 2017, segundo o Portal do Governo do Estado de São Paulo, o IEA pretende trabalhar em parceria com entidades ligadas ao setor agrícola e também elaborar análises sobre o mercado de terra, com o apoio da Secretaria da Fazenda e da Receita Federal do Brasil.

Além das publicações e estudos sobre economia agrícola divulgados periodicamente, o IEA pretende promover 16 encontros temáticos dirigidos à sociedade, com a participação de especialistas do setor.

A procura por alimentos orgânicos vem aumentando, mas ainda são poucas as organizações que estudam esse segmento. No ano de 2015, o mercado de orgânicos movimentou R$ 2,5 bilhões somente no Brasil. No ano passado, a expectativa de crescimento era de 30%.




<< Voltar para notícias