01/07/16 - Tecnologia a serviço do campo

Com o advento da internet, muitas atividades que antes se dispersavam em anotações e ligações hoje podem ser condensadas em um só lugar. Para o caso do campo a construção desse espaço de gestão digital da produção já está sendo feita. A iniciativa é o aplicativo PGS, sistema de certificação participativa nas nuvens.

O projeto colaborativo é uma inovação em gestão de agricultura. Fundado pela Comissão Europeia e projetado pela L’Officina GBS, expert em rastreabilidade de investimentos alimentares. É uma ferramenta desenhada para ajudar as pessoas envolvidas em manter o PGS (Sistema de Certificação Participativa). Sua função é facilitar o armazenamento e compartilhamento de informações entre os membros. Os protótipos estão sendo construídos com base nos parques nacionais de Murgia e Gargano, na Itália.

O aplicativo ainda está em fase de construção. Suas possibilidades estão sendo delimitadas a partir das trocas entre os parceiros envolvidos. Até então, além de registrar e compartilhar os dados da colheita. O produtor pode agendar visitas aos campos, registrar e compartilhar possíveis problemas nas plantações e a solução deles e ter o feedback dos consumidores.

O projeto envolve representantes de diversos setores da economia rural local: Fazendeiros, consumidores, agentes do turismo rural, centros de educação ambiental e parques nacionais e artesãos.

Dentre os fazendeiros envolvidos há produtores de queijo, vegetais, frutas, azeite extravirgem, vinho, carne, legumes e amêndoas. Cerca de 30% deles tem o certificado de produção orgânica e os outros, apesar de não certificados, operam sob os princípios dos orgânicos.

O software tem por objetivo melhorar a gestão o desenvolvimento organizacional das iniciativas da PGS. Seu norte é colocar as pessoas no centro do processo de transformação.


fonte:http://www.contraosagrotoxicos.org/


<< Voltar para notícias